segunda-feira, 28 de março de 2011

Manteiga ou margarina?

Qual de vocês, ao abrir a geladeira, já não teve a dúvida "o que é melhor para preparar e untar um brigadeiro, manteiga ou margarina"?

Para mim vale usar os dois ingredientes, um para cada momento. Para o preparo do brigadeiro a manteiga parece se incorporar mais à mistura, dando uma maior suavidade e cremosidade à receita. Porém, só dá certo se for com a manteiga sem sal.




Sei que em algumas cidades brasileiras é mais difícil achar a manteiga sem sal, mas vale, quando encontrá-la, comprar vários tabletes e estocar no refrigerador. Uma marca que gosto muito é esta manteiga sem sal com redução de 50% no colesterol da Vigor.

Já a margarina - também sem sal - é minha opção predileta para untar os brigadeiros. E não é preciso uma grande quantidade de margarina para enrolá-los - menos de uma colher de café já dá para trabalhar com uns dez brigadeiros de tamanho festa.

É importante dosar quanta margarina se usa para enrolar os docinhos, para não ficar aquele gosto residual de margarina nos brigadeiros e nem brilho na superfície. Acredito que vários de vocês já comeram aquele brigadeiro, como diz uma amiga, com gosto de misto quente! PÉSSIMO! :-)


Claro que tem pessoas que preferem colocar margarina em tudo, seja porque não gostam do paladar da manteiga ou até porque querem economizar umas caloriazinhas utilizando a margarina - até mesmo em versão light.

Eu prefiro usar a boa e velha manteiga da vovó e acrescentar uns minutinhos na esteira, tudo para não perder aquele gosto de brigadeiro que enche a boca!

Beijos doces!

Um comentário:

  1. Também gosto mais de usar manteiga pros brigadeiros, já pra comer sou TEAM margarina rs..
    Para untar eu apenas umedeço as mãos com água.

    Eu era meio sem jeito, e ensebava os coitados hahaha.. aí uma prof culinarista me disse q bastava umedecer a mão.. e funciona bem :)

    ResponderExcluir

Comentários gostosos?